VJ Masculino - Balanço do Torneio de Abertura (30.11.2011)

30-11-2011 22:10

Depois de um primeiro jogo com a ES Stuart Carvalhais onde não demonstrámos o nosso real valor, as expectativas sobre como a equipa iria reagir neste 2º jogo do Torneio de Abertura (TA) eram enormes... Bem, para quem assistiu, subscreve o que vou afirmar: Valeu a pena!

- Valeu a pena irmos às 18h15 para o portão da ES Ferreira Dias e, como equipa e enquanto ESMA, entrarmos concentrados para o que nos levou àquela escola;

- Valeu a pena aplicarmo-nos nas sessões de treino que intermediaram os jogos do TA para aprender, consolidar e evoluir individualmente e enquanto equipa;

- Valeu a pena observar Voleibol, reproduzir gestos técnicos e mantermos os níveis de concentração elevados para Jogar Voleibol!

O jogo começou com algumas condicionantes - por questões profissionais, ficámos logo limitados pela ausência do experiente João Reis; contudo, a equipa entrou concentrada e realizou um bom aquecimento. No 1º set, e com uma entrada fantástica, Rui Neto e Sandro Pereira garantiram um primeiro toque de elevadíssima qualidade, permitindo que a equipa aplicasse as jogadas combinadas que diariamente treina. João Anselmo, numa função de extrema responsabilidade, serviu da melhor maneira os atacantes da equipa criando, por diversas vezes, situações de um atacante contra zero blocadores. Destaca-se, ainda, a entrada tranquila de Raul Talukder, completando uma série de serviços cruciais para a vitória do 1º set por 25-22. 

No 2º set, e porque no Desporto Escolar e, em particular no TA, o objectivo é que todos vivenciem momentos stressantes fruto da competição e que ganhem, com isso, experiência desportiva, foi um pouco menos equilibrado, mas nem por isso entusiasmante. Foi notória a evolução táctica de Elias Júnior que, com constantes acertos na zona 6, conseguiu "salvar" por 5 vezes a bola; Miguel Barona, com uma vontade enorme de contactar a bola, não desistiu de qualquer jogada, mantendo-a sempre no ar! Destaca-se ainda o "Fire-Play" de André Furão e pela consciência que adquire jogo após jogo sobre a importância da eficácia, mantendo o respeito pelo adversário. André Santos entrou nesta partida disponível para distribuir jogo e manteve-se num nível de seriedade fantástico! Apesar da derrota neste 2º set por 11-25, sublinha-se ainda a capacidade ofensiva e potente do Edson Van Dúnen, capaz de fazer estragos em qualquer equipa!

Do 2º para o 3º set surgiram mais alguns constrangimentos - André Santos e Sandro Pereira tiveram de se ausentar.

Mas a equipa estava na ES Ferreira Dias para jogar e lutar pela vitória! Apesar de termos um início menos bom num set curto (é apenas disputado, normalmente, até aos 15 pontos), Bruno Forte ainda teve oportunidade de passar de uma forma fortíssima (obviamente!) os rematadores! E que rematadores! Bruno Nunes esteve em final de tarde inspirada - de acordo com o estatístico da equipa, obteve 22 pontos para a equipa! A exibição de Bruno Rocha também merece os melhores elogios - para além de ter angariado 19 pontos, manteve-se em campo numa postura construtiva e auxiliadora perante os colegas de equipa menos experientes! Vencemos por 21-19!

Todos Vencemos - os jogadores convocados, os jogadores que treinam connosco, os alunos que acompanham a equipa (Muito obrigado Ultras ESMA, mais uma vez, pelo vosso apoio) e o VOLEIBOL!

Por isso, respirem, treinem, vejam e Joguem Voleibol!

VJM_TA_11_12.pdf (66,8 kB)

Voltar